José Roberto Colnaghi recebe prêmio da Fiems

FIEMS ENTREGA PRÊMIO GRAN COLAR DO MÉRITO INDUSTRIAL AO EMPRESÁRIO JOSÉ ROBERTO COLNAGHI

A Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) entregou na última segunda-feira, 16, o Prêmio Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial ao empresário José Roberto Colnaghi. O presidente do Conselho de Administração da Asperbras foi homenageado por instalar a Greenplac no município de Água Clara (MS) em julho de 2018. A mais moderna fábrica de MDF do país transformou a economia local, fortaleceu o comércio e aqueceu o mercado imobiliário.

A cerimônia de entrega fez parte das comemorações dos 40 anos da Fiems. O presidente Sério Longen e os demais diretores do Sistema Indústria do Estado entregaram as honrarias para José Roberto Colnaghi e outras personalidades que se destacaram e continuam a se destacar no fomento do setor industrial no estado.

Na avaliação do empresário José Roberto Colnaghi, esse reconhecimento é muito gratificante. “Para a minha carreira, eu fico muito feliz, porque é uma empresa de porte muito grande e que transformou a cidade de Água Clara, que era pautada pela agropecuária e agora começou a se desenvolver industrialmente”, destacou.

De acordo com Sérgio Longen, a premiação foi uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empresários. “Nós precisamos, de certa forma, reconhecer o trabalho dessas pessoas que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento industrial. Entendemos que a atividade vem se consolidando. Os números apresentados trazem resultados muito interessantes na consolidação de uma atividade muito importante. Eu também entendo que que as pessoas que estão sendo agraciadas têm essa mesma posição”, disse o presidente da Fiems.

Um ano de sucesso

Com um pouco mais de um ano de funcionamento, a Greenplac já esteve em grandes eventos do setor, sendo o último deles a Mostra Nexus, que realizou sua 1º edição em 2019 no município de Jacareí, interior de São Paulo.

Produção de Eucalipto da Greenplac – Foto: Divulgação

Neste início de operação, a empresa já concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano. Nas etapas seguintes, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, com o intuito de produzir entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto.

A nova linha será incorporada à fábrica sem necessidade de obras de ampliação. A construção da unidade já contemplava a introdução de mais duas linhas produtivas. A empresa também está implantando uma unidade de produção de resina, uma das principais matérias primas do MDF que vai aprimorar ainda mais a qualidade dos produtos da Greenplac – que terá uma linha de produção autossuficiente.

Produção sustentável de energia

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, a Greenplac foi idealizada para funcionar a partir do uso de eucaliptos cultivados pelo próprio grupo. Foram plantados, sob rígido controle de manejo e origem, 12 mil hectares de florestas. A energia utilizada durante o processo de produção também foi uma das preocupações da empresa. No mesmo período de inauguração da Greenplac, a Asperbras instalou em Guarapuava, município do Paraná, uma usina termelétrica de biomassa.

Usina de biomassa de Guarapuava, Asperbras
Usina de biomassa de Guarapuava (PR) – Foto: Divulgação

A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria de madeira da região. Toda a energia limpa obtida durante esse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. Sendo assim, os recursos obtidos pela venda de eletricidade no Paraná, permite que a empresa contrate, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para manter a indústria em pleno funcionamento.

Certificações

O compromisso sustentável na produção de MDF possibilitou que a empresa iniciasse as tratativas para a emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação do material aos Estados Unidos, que é concedido às empresas que atende aos padrões de sustentabilidade durante o processo de produção de painéis de madeira.

Além disso, a Greenplac está em prestes a receber a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.

2 Comments

  1. […] novidades no catálogo e com a garantia de que oferecemos um produto de alta qualidade,” diz José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo […]

  2. […] De acordo com José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, a Coopavel é uma oportunidade de mostrar a razão pela qual a Asperbras é um dos grandes nomes do Agronegócio. “O compromisso do Grupo Asperbras é oferecer alta qualidade e soluções inovadores. Por isso, apostamos em tecnologia de ponta na produção dos nossos produtos”, conta José Roberto Colnaghi.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *